sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"A escuridão esconde o verdadeiro tamanho dos medos, das mentiras e dos arrependimentos -explicou J. - A verdade é que eles são mais sombra do que realidade, por isso parecem maiores no escuro. Quando a luz brilha nos lugares onde eles vivem no seu interior, você começa a ver o que sãorealmente.
- Mas por que nós mantemos toda essa porcaria lá dentro?
- Porque acreditamos que ela está mais segura ali. E algumas vezes, quando você é uma criança tentando sobreviver, ela fica realmente mais segura no seu interior. Depois você cresce por fora, mas por dentro ainda é aquela criança na caverna escura, rodeada por monstros, e, como se habituou, continua aumentando sua coleção. Todos colecionamos coisas de valor, sabe?
[...]
- Então como é que isso muda para alguém que está perdido no escuro como eu?
- Na maioria das vezes, muito devagar. lembre-se, você não pode fazer isso sozinho. Algumas pessoas tentam todo tipo de mecanismo de enfrentamento e de jogos mentais. mas os mostros continuam lá, só esperando a chance de sair.
- O que faço agora, então?
- O que você já está fazendo: aprendendo a viver sendo amado. Não é um conceito fácil para os humanos. Você tinha dificuldade para compartilhar qualquer coisa. [...] - Portanto, sim, o que desejamos é que você "re-torne" para nós. Então iremos fazer nossa casa dentro de você e vamos compartilhar. A amizade é real e não meramente imaginada. Nós fomos destinados a experimentar esta vida, a sua vida, juntos, num diálogo, compartilando a jornada. Você passa a compartilhar nossa sabedoria e aprender a amar com nosso amor, e nós... ouvimos você resmungar, se afligir, reclamar, e..."

(A Cabana - William P. Young)

Um comentário:

Raphael Rodrigues disse...

Eu confesso que ainda não tive paciencia para ler esse livro, mas talvez eu mude de idéia...